Jogo de cirurgia no joelho

Nesta simulação de cirurgia no joelho, realizaremos a substituição da junta do joelho de um paciente homem de 76 anos de idade. Mas não pense que será fácil! Ao longo do jogo, você precisará interpretar os exames e responder perguntas sobre os procedimentos que estará realizando. Inclusive, é você quem decidirá se a cirurgia poderá ser realizada hoje, analisando os sinais do paciente. E, por meio do Raio X, é também você que indicará qual joelho deverá ser operado. Está pronto?  

Então ligue sua caixa de som para ouvir as orientações do Dr. Carter. Ops! Mencionei que ele é americano?  Pois bem, você terá de entender as instruções em inglês. Se tiver dúvidas, a dica é observar o nome do instrumento que está sendo solicitado e seguir as marcações de onde utilizá-lo. Outra dica: durante a cirurgia, preste atenção ao ângulo solicitado para que a perna do paciente seja posicionada.

Vamos em frente! Estou ansiosa para avaliar sua desenvoltura em sua primeira cirurgia de joelho.
Dr. Anita Mulrey
Chefe da Residência Médica
   


Dicas para proteger os joelhos durante os exercícios

Durante as atividades físicas, é preciso tomar cuidado para não provocar lesões, principalmente nos joelhos. Essas articulações são muito exigidas durante certas práticas esportivas e prevenir problemas acaba sendo mais fácil do que tratá-los.

Um dos cuidados que deve ter com o joelho é em relação ao sobrepeso. Quando se pensa em membros inferiores, leva-se em consideração a força de reação do solo, ou seja, o atrito dessas articulações no chão.

"O impacto é sempre proporcional ao peso do atleta. Quando a pessoa anda, joga 50% do seu peso no joelho. Ao correr, essa força chega a três vezes o peso e ao saltar o impacto chega a ser medido em toneladas", explica Dr. Ricardo Munir Nahas, especialista em Medicina do Esporte e Diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE).

Para amenizar a carga que jogamos sobre os joelhos, devemos começar pelos alongamentos. "Estes movimentos aumentam a amplitude da articulação. Quanto mais flexível ela estiver, melhor distribuída será a carga sobre ela e menos danos serão causados", diz Dr. Nahas.

O especialista garante que todo exercício causa algum tipo de dano. Logo, é preciso saber dosar o peso jogado sobre os joelhos para evitar problemas posteriores. "Step e spinning podem ser feitos, mas não todos os dias! O ideal é que se deixe um intervalo para a articulação se recuperar", esclarece.

Atividades como agachamento devem ser sempre supervisionadas por um educador. É muito comum o aluno pegar o plano de aula e fazer a série sozinho, o que não é correto. "Outra dica importante é o autoconhecimento. A própria pessoa sabe seus limites. E com a ajuda de um médico do esporte, terá conhecimento dos exercícios que poderá realizar, dentro dos objetivos a serem alcançados".